18 fevereiro 2010

De volta...e que bom!

Que bom!
O regresso da maravilhosa Sade Adu.
A minha opinião é tendenciosa, pois amo este som! Tenho todos os albuns dela (originais!), incluindo este novo "Soldier Of Love".



Subscrevo as palavras de Gonçalo Palma, na sua crítica em "Cotonete":

"Faz bem à demasiado uniformizada pop mainstream receber uma corrente de ar quente da soul tropical de Sade. Há dez anos que tal não acontecia.
A cantora inglesa de origem nigeriana reuniu as suas fiéis tropas, a banda Sade, e prepara-se agora para mostrar ao mundo que o tempo ainda não a consumiu, através do novo e recomendável álbum "Soldier of Love" (o sexto longo da intérprete).
A música mantém-se sem rugas, tão saudável e bonita como, a julgar pelas fotos, a pele amorenada e sem idade de Sade. O travo exótico das suas canções volta a saber bem e está lá todo o conhecimento enciclopédico musical de Sade e do trio que a acompanha, que continuam a saber jogar nas mesmas canções um vasto leque de temperos da música popular, que vão da pop, à soul, ao reggae e ao jazz betinho à Sting.
Sem surpresas, o maleável híbrido cancioneiro de Sade passa por 2010 e pelo século XXI com uma cumplicidade de familiariedade. Os temas de "Soldier of Love" são uma pop de chill-out com combo de jazz que aceitam naturalmente arranjos electrónicos sofisticados, às vezes até com golpes mais arrojados como o tema-título, que agitam um bocadinho mais o mar de bandeira verde que é a música de Sade.
"Soldier of Love" prolonga o reinado de Sade como o grande calmante da música actual; ela ainda é o chá de camomila da pop e da soul."
E após uma crítica destas não há nada a acrescentar, a não ser: curtam o som!

2 comentários:

Gaivota disse...

Já começo a ficar com a pulga atrás da orelha, é só Sade para cá, Sade para lá... Que venham todas as Sades do mundo que eu sei que o teu coração é meu. ;-)

cegonhagarajau disse...

Ok, ela é linda!
Mas tens razão, o coração é todo teu :)