23 fevereiro 2012

"Os acrobatas"


" Sempre que saltitam pela rua, mão na mão dos pais, e alguém lhes acena ou cumprimenta, as crianças perguntam - despachadas - se aquela pessoa será amiga deles. Para as crianças, as pessoas dividem-se entre as estranhas e as amigas. E quantas mais forem as amigas dos pais, mais o mundo lhes parece uma sala de estar onde (sem o quase-nada) elas hão-de ser o quase-tudo para quase todos.
Haver quem as transforme no melhor do seu mundo torna-as mais atentas a gestos sensíveis. E mais decepcionáveis na sua ausência. (Talvez por isso, quando se cresce - pelas decepções que se acumulam -, deixe de ser preponderante que todos gostem de nós. Assim quem goste nunca nos decepcione com o seu gostar). Quanto maior é o quase-tudo de um amor, maior a decepção a que se arrisca e, por falta de gestos que acalentem, mais o coração deixa de ser uma praça de pessoas e se transforma num museu.
Mas, se as pessoas se dividem entre os amigos e os estranhos, onde ficam os familiares? Se o mundo é uma sala de estar, porque é que muitas relações se guardam na despensa dos nossos corações? Serão as mãos que nos permitem saltitar que, enfim, rareiam (mais do que devia acontecer)?
Talvez as pessoas que nos façam voar estejam perto de nós. Elas existem! Simplesmente, não as sabemos escutar. Ouvindo, aprende-se a escutar (e escutar é ouvir com o coração). É por isso que, enquanto ouvir é uma experiência a um, escutar é mais um balanceio a dois. E é nesse balanceio que alguns estranhos se revelam nossos amigos e alguns amigos (quando transformam o coração numa sala de visitas) se tornam estranhos.
É aqui que eu acho que as crianças estão baralhadas. O mundo não se reparte entre os amigos e os estranhos. Mas entre os amigos, os estranhos, as estrelas negras e os acrobatas.
Os amigos são a voz que destoa. Dão a entender que nunca se gosta de colarinho abotoado até ao último botão. E são capazes de gestos sensíveis (para além, infelizmente, de omissões assinaláveis).
Os estranhos falam de si sem que percebam que iluminar os outros é promover a escuridão.
As estrelas negras, outrora, plantaram voos onde, antes, só existia um saltitar. Mas, ao decepcionarem-nos com o seu gostar, tiram claridade ao coração e, em vez de nos levarem a voar mais alto, interferem com os nossos voos e deixam-nos suspensos, todos os dias.
Os acrobatas percebem que o silêncio, bem vistas as coisas, é a voz do invisível, espalhando todos os seus sons dentro de nós. Sabem que amar a vida é o contrário de temer a morte. E que viver sob o medo de outro abandono torna negra uma estrela, e que ao amar alguém se voa com ela. Por isso, os acrobatas percebem que ainda não se está pronto para voar quando a vida é, simplesmente, o espaço que fica entre o quase-nada e o quase-tudo. Mas que só se aventura no invisível de cada relação - e voa, com sensibilidade, sobre o burburinho dos dias - quem sabe que, algures, há alguém que pára o seu voo pelo quase-tudo de o agarrar."

Eduado Sá - "Crianças para sempre"

Sem comentários: