12 outubro 2010

Conversas...

Hoje no ginásio encontrei uma antiga aluna (do meu 2ºano de serviço), que hoje em dia já é colega (a destacar que foi uma das minhas melhores alunas até hoje).
Como calhou ficarmos em bicicletas ao lado uma da outra tivemos a colocar conversa em dia, pois há vários anos que não nos víamos e, surpresa das surpresas, ela disse que se pudesse mudava de emprego!
Como é possível, tão cedo já estar desmotivada!
Fácil de responder: A porcaria da burocracia, os congelamentos constantes na carreira, a forma estúpida como organizaram a avaliação, os alunos cada vez menos interessados, reuniões e reuniões para tudo e para nada, planos e planos para resolver os "problemas" dos meninos cada vez mais caprichosos e, muitas vezes, mal educados e o que eles têm é falta de empenho.
Tudo factores que nos estão a colocar todos (quando digo todos, refiro-me aos que seguiram esta profissão porque de facto gostavam de ensinar) completamente desmotivados e à beira de uma depressão.
Noutra altura, noutro tempo ter-lhe-ía dito que tudo se resolveria, que tudo iria melhorar, o que importa são os alunos, mas hoje, com as condições com que nos deparamos e com tendência para piorar disse-lhe: - Muda de profissão, ainda és muito nova, procura outro caminho que te motive.
E sei que, no fundo, ela ficou triste por lhe dizer isto, pois tinha-me como alguém muito empenhada, que adora o que faz e que a motivou enquanto aluna...
E eu fiquei triste por já não ser a profissional que em tempos fui...

2 comentários:

mano caçula disse...

Parece-me um juízo contraditório. Deixaste bem claro ao longo do texto que todo o sistema educativo tem vindo a ser alterado para pior nos últimos anos, então, como ousas sequer afirmar que não és a mesma profissional que em tempos foste? O "problema" (e quando afirmo "problema" é com uma clara ironia) é que tu és a mesmo profissional que sempre foste. Get the point? Vá, cabeça erguida maninha. Eu sei que não é a solução, mas isto por vezes ajuda:

http://www.youtube.com/watch?v=jHPOzQzk9Qo

Beijoca.

cegonhagarajau disse...

: )
maninho, I really try to look on the bright side of life